Jornal Correio Braziliense

Chuvas em São Paulo

Governo federal ajudará na construção de moradias em São Sebastião

Governo de São Paulo anunciou desapropriação de terreno particular ao lado do bairro Vila Sahy. A intenção é construir moradias populares para abrigar as famílias vítimas dos temporais. Ainda não há informação de prazos

O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou, neste sábado (25/2), que o governo federal se unirá ao governo de São Paulo para construir casas no terreno, de 10 mil metros quadrados, que será desapropriado para a construção de moradias populares. O local fica ao lado da Vila Sahy, bairro mais atingido pelos deslizamentos de terra, em São Sebastião. O anúncio foi feito durante visita do vice-presidente ao Litoral Norte do estado para verificar a situação das áreas atingidas pelos temporais da semana passada. 

“Primeiro cumprimentar o governador Tarcísio, porque uma das dificuldades no litoral é terreno. Então, conseguir terreno seguro e juridicamente possível é super importante. O governo federal entrará sim”, confirmou Alckmin em coletiva de imprensa. 

A desapropriação foi anunciada hoje, no Diário Oficial do Estado. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, há estudos que comprovam a viabilidade de implantação de empreendimento habitacional.

"Cabe ressaltar que o referido terreno está fora da área com inclinação. Informamos ainda que o Crea-SP o IPT foram acionados pelo secretário Marcelo Branco para acompanhar os trabalhos para a implantação com toda segurança", informou a secretaria, em nota.

Trata-se de uma propriedade particular, que fica em Lindeiro, ao lado da Vila Sahy. A ação foi feita para que o governo regularize a área e construa casas em um local seguro. Ainda não foi informado quantas casas serão, nem o prazo para desapropriação e início das obras.

Alckmin reforçou que foi aberto no orçamento federal um montante de R$ 10,5 bilhões para ser direcionado à moradias a famílias com baixa renda e que não vivem em locais seguros.

“O governo do estado pode contar sim com o Ministério das Cidades, com a área habitacional para ser parceiro no financiamento, dos recursos para as unidades habitacionais”, concluiu.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.