O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, nesta sexta-feira (24/2), querer se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Zelensky afirma que precisa da ajuda do petista para que a "Ucrânia seja mais bem compreendida na América Latina". Hoje, a invasão da Ucrânia pela Rússia completa um ano.
Zelensky comentou, mais cedo, o plano de se reunir com demais chefes de Estado da América Latina. “Convidei Lula para vir à Ucrânia e realmente quero um encontro com ele. Adoraria ter sua assistência e apoio para iniciar conversas com a América Latina. Estou apenas esperando encontrá-lo, cara a cara, e acho que, assim, eu e a Ucrânia poderíamos ser mais bem compreendidos na região”, explanou.
- Brasil não quer "apresentar solução pronta" para resolver guerra, diz chanceler
- Putin considera mediação de Lula para eventual fim da guerra da Ucrânia
- Lula reforça pedido de paz entre Rússia e Ucrânia no dia de um ano da guerra
Lula também fez discurso nesse sentido. O petista defendeu a urgência de que as nações não envolvidas no conflito auxiliem no encaminhamento das negociações para o restabelecimento da paz.
A estimativa é que o conflito no leste europeu já tenha deixado cerca de 300 mil mortos, entre soldados ucranianos, russos e civis. Recentemente, a guerra teve uma escalada, por meio do envio de ajuda ao exército ucraniano pelos Estados Unidos e Alemanha e, também, dos discursos dos presidentes Joe Biden e Vladimir Putin.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!