O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, visitará amanhã (20/2) as regiões de São Paulo afetadas pelas fortes chuvas nas últimas 24 horas. Até o momento, as chuvas mataram pelo menos duas pessoas, sendo uma delas uma criança de sete anos. O ministro será acompanhado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.
"Estamos agindo e acompanhando de perto a situação no litoral norte de São Paulo. Já conversei por telefone com o governador Tarcísio de Freitas e com os prefeitos dos municípios atingidos. Também, já acionamos o Ministério da Defesa para acompanhar as ações de desobstrução de vidas na região", declarou o chefe da pasta em sua conta no Twitter.
Alagamentos e interdições de rodovias
Os temporais atingiram o litoral norte do estado, incluindo as cidades de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. Além de uma criança de sete anos de idade em Ubatuba, morta em um deslizamento, uma mulher de 35 anos morreu após ser atingida por uma árvore.
As chuvas causaram fortes alagamentos na região, e interditaram as principais vias de acesso. Há bloqueios nas rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios. Mesmo os helicópteros da Polícia Militar estão tendo dificuldades com as chuvas, e o Exército vai enviar aeronaves para ajudar nos resgates. Em 24 horas, choveu o esperado para todo o mês de fevereiro na região.
"Nas próximas horas, a Defesa Civil Nacional se desloca para a região para dar apoio às ações de socorro e resposta à população. Também faremos, se forma sumária, o reconhecimento de situação de emergência em São Sebastião", disse ainda o ministro Waldez Goés.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!