Deliberações preliminares sobre a divisão de comissões permanentes na Câmara dos Deputados devem entregar ao PT a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS). A negociação, porém, pode ser alterada, pois nem todos os controles de comissões estão fechados, decisão que cabe a Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa.
- Partidos querem comissões na Câmara que sejam das áreas de seus ministérios
- Lira transforma cinco comissões em 10 para cumprir promessa de boa vizinhança
- Divisão das comissões do Senado vai refletir bloco de apoio a Pacheco
A costura, se confirmada, vai beneficiar o governo Lula (PT). A CMADS foi uma das pedidas do PP a Lira e vinha sido atribuída como possível comissão do PL de Jair Bolsonaro, com o nome de Ricardo Salles como potencial presidente.
Ao Correio, porém, o parlamentar afirmou que não colocará seu nome à disposição, pois não quer "presidir comissão no primeiro ano de mandato". Das 30 comissões, 19 estão com diálogos avançados. A Comissão de Finanças, Fiscalização e Controle (CFFC) é outra que se é alvo de disputa.
A expectativa é de que depois do carnaval, ainda sem data exata definida, Lira termine o rateio e inicie a fase de recebimento das indicações à presidência por parte de cada líder partidário. De certa, o PT já tem a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!