Nomeada na última terça-feira (14/2), para o cargo de diretora do Departamento de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, a antropóloga Beatriz de Almeida Matos comemorou a nomeação nas redes sociais e mencionou Dom Phillips e Bruno Pereira, que foi seu marido.
“É uma honra fazer parte desse Ministério. Aceitei o desafio com esperança, alegria e saudade. Vou com ele e vários parceiros para fazermos o que sonhamos juntos.”
Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram mortos em junho do ano passado perto da terra indígena Vale do Javari, no Amazonas. Os dois estavam em uma expedição na região, que tem forte presença do garimpo ilegal e do tráfico de drogas, quando foram torturados e assassinados. Eles haviam flagrado a prática de atividades ilegais na região, de acordo com indícios da investigação sobre o caso.
O departamento de Matos é vinculado ao Ministério dos Povos Indígenas. Ela atua como professora de Antropologia e Etnologia Indígena na Universidade Federal do Pará.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco