O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) culpou, mais uma vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos atos terroristas que ocorreram em Brasília no dia 8 de janeiro. Para Lula, o intuito de Bolsonaro era ter “feito aquilo no dia 1º de janeiro”. As declarações foram dadas em entrevista à jornalista Daniela Lima, na CNN, nesta quinta-feira (16/2).
“Ele sabe que ele tem responsabilidade pelos atos de 8 de janeiro. Na minha cabeça ele queria ter feito aquilo no dia 1º de janeiro, não fez porque tinha muita gente aqui, e ele não ousou fazer aquilo. Ele pegou o momento em que estava toda a sociedade muito tranquila para ativar seus milicianos para fazer aquela baderna que fizeram aqui”, culpou Lula.
- Lula anuncia reajuste em bolsas de pesquisa; veja novos valores.
- Lula: "Se depender de mim, Dilma será presidente do banco do Brics".
O presidente disse acreditar na importância de se ter uma oposição ao seu governo — papel que Bolsonaro disse que irá cumprir ao retornar dos Estados Unidos, onde está desde o fim do ano passado. “Eu acho que ele vai voltar, vai ser oposição, e é importante que a gente tenha oposição. É importante que a gente possa continuar fazendo o debate, mas é importante que a gente faça uma debate verdadeiro, não um debate mentiroso. Que as informações que a sociedade receba sejam informações muito verdadeiras para que ela possa melhor escolher”, desejou.
Gastos eleitorais
Lula aproveitou a temática para relembrar sobre os gastos feitos na antiga gestão para tentar vencer as eleições de outubro. Segundo o chefe do Executivo, Bolsonaro e equipe gastaram cerca de 60 bilhões de dólares “para tentar ganhar as eleições”.
“Não foi pouca coisa o que aconteceu nesse país. A quantidade de dinheiro jogado para tentar ganhar as eleições. Isso é importante que a sociedade compreenda porque o mercado não ficou irritado com isso. Não vi o mercado se queixar nenhuma vez da quantidade de coisas que ele desrespeitou do ponto de vista da responsabilidade fiscal e do teto de gastos. Se tem uma pessoa que desrespeitou toda a lógica da economia foi ele. Porque ele não entendia nada, o Guedes fazia o que bem entendia”, criticou Lula.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!