Logo Correio Braziliense

Jornal Correio Braziliense

Forças Armadas

Limpa no governo Lula inclui general do Comando Militar do Planalto

General Henrique Dutra de Menezes era titular do cargo nos atos criminosos do 8 de janeiro. Mudança ocorre após a insatisfação do presidente da República com militares de perfil bolsonarista. Para o posto, assume o general Ricardo Piai Carmona

Em mais um sinal de mudança promovido pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Exército anunciou, nesta quinta-feira (16/2), a substituição do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, do Comando Militar do Planalto. O posto será ocupado pelo general Ricardo Piai Carmona, que deixa a diretoria de Educação Superior Militar.

Segundo o Ministério da Defesa, 73 militares que se encontravam à disposição da administração central do Ministério da Defesa na gestão de Jair Bolsonaro (PL) retornaram às Forças Armadas, sendo 13 da Marinha, 53 do Exército e 7 da Aeronáutica.

O general Henrique Dutra de Menezes comandava as Forças do Exército no Planalto nos atos criminosos do 8 de janeiro. No mesmo mês, Lula disse a jornalistas que integrantes da Administração Pública com perfil bolsonarista seriam retirados de sua gestão.

A desconfiança, contudo, teve início oficialmente com a posse do petista, em 1º de janeiro, mesma data em que assinou ato retirando sua segurança pessoal do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Polícia Federal (PF).

Um inquérito policial, acompanhado pelo Ministério Público Militar, apura suposta leniência do general na desocupação do acampamento montado em frente ao Quartel-General, em Brasília. Há cargos que vão receber novos ocupantes, como a chefia do Estado-Maior, número dois da Força.

Entre outras atribuições previstas em lei, o Comando Militar do Planalto tem por missão "contribuir com a Segurança Presidencial" e "realizar a Guarda e o Cerimonial Militar da Presidência da República". 

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!