Jornal Correio Braziliense

poder

Ao estilo JK, Lula promete 40 anos em 4: 'Obras não vão parar'

Lula ressaltou que seu governo pretende retomar todas as obras paralisadas pelo país e reafirmou a metáfora usada no dia anterior de fazer a "roda-gigante do Brasil" girar

Abastecimento

Sob o forte Sol do Nordeste, o presidente — usando um boné com a marca do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) — informou a jornalistas que o governo estuda, "com carinho", como realizar o Canal do Xingó, obra que busca garantir o abastecimento de água no interior de Sergipe.

"O ministro Waldez (Góes, da Integração Nacional) já preparou toda a parte técnica do Canal do Xingó", destacou o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, que foi deputado pelo PT de Sergipe e tem a base política no estado.

Também participaram do evento os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social), além do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD).

Durante o discurso, Lula não poupou elogios a Renan Filho, que "com apenas um mês e meio de trabalho, já é o melhor ministro dos Transportes que tive nos meus mandatos". "Renanzinho foi governador do estado de Alagoas e esse companheiro foi escolhido por mim para ser o ministro dos Transportes."

Em mais de uma oportunidade, o chefe do Executivo também fez questão de dividir os créditos pela retomada das obras com os parlamentares que apoiaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, possibilitando ao governo fazer investimentos. "Vocês sabem que para que a gente viesse aqui hoje (ontem), precisamos começar a governar o Brasil antes de tomar posse, em dezembro. Eu não tinha tomado posse, e nós fomos obrigados a mandar para o Congresso Nacional uma PEC, para colocar dinheiro para que a gente pudesse ter investimento este ano", lembrou.

"Temos de agradecer à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. Essa conquista, temos de agradecer a todos os deputados e senadores que votaram na PEC, que permitiu que a gente voltasse a fazer o Brasil funcionar, gerar empregos, gerar melhoria na qualidade de vida das pessoas", disse o presidente.

Bolsa Família

Na cerimônia, Lula ainda enfatizou que, na próxima semana, deve anunciar o novo Bolsa Família. Se confirmado o envio do novo modelo do programa via medida provisória, será antecipada a previsão de Rui Costa. O ministro havia previsto para o início de março o encaminhamento do texto.

"Na semana que vem, vamos anunciar um novo Bolsa Família de R$ 600 e mais R$ 150 por criança de até 6 anos de idade, para que a gente possa, na infância, em que a criança mais precisa estar nutrida, garantir que a mãe possa comprar alimento para essas crianças", sustentou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.