Jornal Correio Braziliense

LUTO

Governador do Amazonas decreta luto oficial por morte de Amazonino Mendes

Amazonino Mendes estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde dezembro. Ele disputou as eleições de 2022, quando tentou voltar ao cargo de governador pela quinta vez

O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, decretou luto oficial de 7 dias em todo o estado, em homenagem ao ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que morreu neste domingo (12/2).

“Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas”, destacou Lima, O ex-governador estava internado desde 25 de dezembro no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com problemas respiratórios. Ele tinha 83 anos de idade e deixou três filhos.

“Ele nasceu predestinado a amar essa terra, trazendo o Amazonas no nome e no coração. A imagem do homem alegre, carismático, que abraçava e acolhia, vai ficar para sempre na memória do povo amazonense. Descanse em paz, Amazonino, e que Deus conforte sua família e todos aqueles que tiveram a honra de conviver contigo”, expressou Wilson Lima.

Em outubro do ano passado, Amazonino chegou a concorrer ao governo do Amazonas, mas precisou diminuir a agenda da campanha, devido aos problemas de saúde. Se eleito, ele cumpriria o quinto mandato à frente do estado. Ele disputou com o então governador Wilson Lima, que venceu o pleito e foi reeleito.

A primeira internação de Amazonino foi em novembro, após uma crise de diverticulite. Ele teve alta, mas voltou a ser hospitalizado menos de 20 dias depois com dificuldades respiratórias. O quadro se agravou e o ex-governador não resistiu.

Amazonino Mendes nasceu em Eurinepé (AM). Ele se formou em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e, além de quatro vezes governador, foi senador e três vezes prefeito de Manaus.

Ainda não há informações sobre o velório e o traslado do corpo para Manaus, onde o político deve ser velado e sepultado.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.


Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!