Jornal Correio Braziliense

poder

Lula aumenta o tom em embate sem trégua contra o Banco Central

Lula diz que não tem de pedir licença para governar nem obrigação de agradar e enfatiza direito de estabelecer sua política econômica

Estocada

Lula ainda deu indiretas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sem citá-lo, afirmou que "é bom a gente esquecer quem governou este país até o dia 31 de dezembro". Reforçou, porém, que não se deve "nunca esquecer a tentativa de golpe em 8 de janeiro".

O petista relatou ainda o histórico de protestos pacíficos realizados por movimentos sociais e, em nova indireta a Bolsonaro, frisou os atos golpistas teriam sidos "arquitetados pelo responsável maior de toda a pregação do ódio".

Ele ressaltou, também, querer "restabelecer a conversa mais civilizada possível com o Congresso" e que Parlamento e governo não são inimigos. "Outro dia, me perguntaram qual seria a minha base no Congresso. Disse que ia começar a minha administração com 513 deputados na minha base na Câmara e com 81 senadores no Senado, e que depois que o jogo começasse, a gente ia ver para onde as pessoas iam se arrumando." O presidente acrescentou estar confiante de que conquistará maioria ampla para aprovar as reformas e projetos da sua gestão.

"Eu tenho certeza de que a gente vai conquistar uma maioria ampla para fazer as mudanças que precisamos neste país", afirmou. "Sabemos que, em tempo de autoritarismo, muitas coisas são aprovadas e, depois, a gente fica tendo consciência de que essas coisas não serviram ao propósito em que muita gente acreditou e apostou."

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.