O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (6/2) que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) “foi vítima de difamação muito grande”. A declaração ocorreu durante a cerimônia de posse do presidente do banco, Aloizio Mercadante, no Rio de Janeiro, e é uma indireta ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo defendeu ainda que a empresa pública federal é “a mais importante agência de desenvolvimento e financiamento”.
“Eu não poderia deixar de lembrar a vocês que esses banco foi vítima de difamação muito grave durante o processo eleitoral. Vivemos um momento no Brasil em que as narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais que a verdade se forem ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos uma mentira tresloucada”, apontou.
- Mercadante toma posse no BNDES e fala em ajuste da TLP
- Lula se solidariza com vítimas de terremoto na Turquia e Síria
“Esse banco foi vítima de muita mentira. A primeira é que o BNDES nunca foi caixa preta. De tanto martelar isso teve que gastar mais de R$ 42 milões em 2020 em uma auditoria, e o resultado foi que nada foi encontrado de irregular porque tudo foi contratado de forma séria altamente qualificada. Vocês sabem o quanto essas mentiras custam para o povo brasileiro durante o processo eleitoral?”, emendou.
Lula disse também que “outra mentira” é que o BNDES “dava dinheiro” a outros países.
Agenda positiva
Às 15h, ainda na capital fluminense, o petista participará da cerimônia de inauguração de unidades do complexo Super Centro Carioca de Saúde, com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do anúncio do lançamento da Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, retornando no final da tarde para Brasília.
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!