Jornal Correio Braziliense

Atos antidemocráticos

PGR denuncia mais 152 pessoas por participação em atos antidemocráticos

Ao todo, 653 pessoas já foram denunciadas; procuradores de todo o país são chamados para instrução das ações

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou mais de 152 pessoas pela participação nos atos antidemocráticos que tiveram como alvo os prédios dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. O número é referente as denúncias realizadas entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, e somadas as realizadas anteriormente, totalizam 653 pessoas indiciadas. 

Para agilizar os processos que podem surgir a partir das denúncias apresentadas, o coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, solicitou que uma consulta nacional fosse aberta. O objetivo é que procuradores de todo o país possam contribuir na instrução processual dos casos.

Os denunciados foram detidos no acampamento em frente ao Quartel General do Exército em Brasília. Acusados de associação criminosa e de incitar a animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais, os presos também enfrentam o pedido para que as condenações considerem o concurso material, ou seja, que os crimes sejam considerados individualmente e as penas somadas.

Segundo a denúncia, assinada por Santos, no acampamento existia “evidente estrutura a garantir perenidade, estabilidade e permanência” dos apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro. O subprocurador-geral pede, ainda, que os participantes sejam condenados também ao pagamento de indenização mínima, conforme prevê o Código de Processo Penal, “ao menos em razão dos danos morais coletivos evidenciados pela prática dos crimes imputados”.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.