O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), subiram a rampa do Congresso Nacional nesta quinta-feira (2/2). Os parlamentares foram reeleitos ontem pelos Plenários das respectivas Casas.
Como também é presidente do Congresso Nacional — chefe do Legislativo —, Pacheco passou em revista a tropa da Guarda de Honra junto ao comandante do grupamento militar, por volta das 14h55. O presidente do Legislativo ainda fez homenagem à bandeira do Brasil.
- Lira destaca "força das instituições" em discurso de abertura do Legislativo
- Ao Congresso, Lula diz que "aventura autoritária não vingará no Brasil"
- Lula reafirma compromisso com a independência entre os Poderes
Às 15h, Pacheco e Lira foram recebidos pelos secretários de Câmara e Senado e subiram a rampa do Congresso.
Os dois presidentes passaram entre duas fileiras formadas por 48 Dragões da Independência em direção ao Salão Negro. Lá, foram recebidos pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, pelos integrantes da Mesa do Congresso Nacional, líderes partidários das Duas Casas, além do procurador-geral da República, Augusto Aras.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!