Reconduzido à presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) discursou nesta quinta-feira (2/2) durante a abertura do ano Legislativo. Ao lado do presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, Lira destacou a força das instituições em reagir aos atos golpistas de 8 de janeiro, principalmente pela massiva presença de parlamentares nas duas Casas nos dois últimos dias.
“Recentemente, nossa democracia passou por uma de suas mais duras provas. O dano ao patrimônio material e imaterial da Nação foi imensurável. Mas o fato de estarmos aqui reunidos neste Plenário, menos de um mês após os ataques, num ambiente de plena normalidade democrática, mostra a força das nossas instituições”, disse.
- Lira e Pacheco sobem rampa do Congresso em abertura do Legislativo
- Lula reafirma compromisso com a independência entre os Poderes
- Ao Congresso, Lula diz que "aventura autoritária não vingará no Brasil"
“As agressões covardes à democracia explicitaram o fato de que o Poder Legislativo não se confunde com o prédio onde ele funciona. O Parlamento são os senhores e as senhoras reunidos, escolhidos pela vontade do povo brasileiro consagrada nas urnas, povo a quem devemos honrar e servir com o melhor do nosso empenho e dedicação”, acrescentou.
Lira também falou sobre as pautas que devem ser prioritárias para o Congresso brasileiro nos próximos dois anos. Há um consenso entre as duas Casas e o poder Executivo de articular pela aprovação de uma reforma tributária e da criação de um novo arcabouço fiscal.
“Não tenho dúvidas de que a simplificação do nosso sistema tributário terá efeitos positivos na arrecadação e na justiça social. O Brasil há muito clama por uma solução definitiva para esse desafio”, disse o deputado. Lira reforçou que as duas propostas devem se inserir em um contexto na busca por uma “sintonia fina” entre os objetivos econômicos com o apoio social aos mais necessitados.
“Integrar essas duas linhas de trabalho é imprescindível para que o Brasil reencontre o caminho do crescimento com responsabilidade”, frisou.
Abertura do ano Legislativo
O Congresso Nacional realizou sessão Legislativa de abertura dos trabalhos do poder Legislativo. Após honras militares, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira subiram à rampa do Congresso recebidos por lideranças das duas Casas, integrantes da mesa-diretora de Câmara, Senado e Congresso. A presidente do STF, Rosa Weber, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, também realizaram a recepção dos chefes legislativos. A cerimônia foi aberta com a mensagem enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entregue por meio do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!