O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (2/2), em mensagem enviada ao Congresso, que a “aventura autoritária não vingará no Brasil”. O chefe do Executivo lembrou ainda os atos terroristas do 8 de janeiro, parabenizando a Casa pela “reação célere, firme e determinada” aos ataques golpistas.
O petista destacou também que, “juntos, os Três Poderes da República jamais permitirão que qualquer aventura autoritária vingue em nosso país”.
“O Senado Federal e a Câmara dos Deputados se levantaram contra a barbárie cometida pela tentativa de golpe. Aprovaram rapidamente os atos necessários para a garantia da segurança e da ordem institucional. E deram um claro recado: juntos, os Três Poderes da República jamais permitirão que qualquer aventura autoritária vingue em nosso país. Não permitirão que se trilhe, no Brasil, qualquer caminho que não seja o da democracia e o da Constituição”, emendou.
- Lula reafirma compromisso com a independência entre os Poderes
- "Uma das maiores jornalistas", diz Lula ao lamentar morte de Glória Maria
“De minha parte, reafirmo o compromisso de defender e fortalecer nossa democracia, respondendo ao terror e à violência com a Lei e suas consequências. Reitero minha convicção de que o povo brasileiro rejeita a violência. Ele quer paz para estudar, trabalhar, cuidar da família e ser feliz. Quer de volta o direito de sonhar e as oportunidades para construir um futuro digno para si e para as gerações que virão. A nós, como representantes eleitos pelo povo, cabe criarmos as condições necessárias para que isso seja possível”, concluiu.
Lula não compareceu pessoalmente ao Congresso para a cerimônia de reabertura dos trabalhos legislativos. A mensagem foi levada pelo ministro Rui Costa (Casa Civil). Já o texto, foi lido pelo deputado Luciano Bivar (União-PE).
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!