Jornal Correio Braziliense

Eleição no Congresso

Senado: Girão abre mão de candidatura e anuncia apoio a Marinho

Senador pelo Podemos do Ceará admitiu não ter chance de vitória e anunciou desistência

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) abriu mão de sua candidatura à presidência do Senado Federal e anunciou apoio ao candidato Rogério Marinho (PL-RN), nesta quarta-feira (1º/2). Em Plenário, Girão registrou sua candidatura e, no fim do discurso de cerca de 15 minutos, anunciou a desistência.

Girão afirmou que defende que exista um diálogo entre o Senado Federal e os outros Poderes. Assim como Marinho, Girão é crítico a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a derrubada de contas de parlamentares. O senador defendeu que o Legislativo tomasse decisões mais incisivas e pautasse a votação de impeachments de ministros do STF.

“O que me motiva são causas e não o prestígio de um cargo importante como presidente do Senado. A possibilidade de ser o líder dessa Casa, o mandatário me daria condição de trabalhar com mais força pelo que eu acredito”, disse Girão.

O senador ressaltou ainda que “fez sua parte” para viabilizar a candidatura, reconheceu que não teria chances de vencer a disputa e, enfim, anunciou apoio a Marinho.

“Fiz minha parte para viabilizar a candidatura, mas reconheço que não foi possível. Se tem alguém com mais chance de garantir a alternância de poder, mesmo não defendendo tudo que eu penso e proponho, porém que realmente pode trazer a expectativa de mudança de rumo dessa Casa, não tenho nenhum problema em apoiá-lo pelo bem do Senado e do Brasil. Rogério Marinho, meu voto e meu apoio são seus, que você possa ser a renovação”, concluiu o senador.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!