O PSD de Gilberto Kassab começa a legislatura com a maior bancada do Senado. O partido desbancou o PL, que passou a ocupar por meses após a eleição de 2022 o posto de sigla mais numerosa da Casa.
Assim, o PSD soma um total de 15 parlamentares, três a mais do que o PL. O PSD também é a legenda com o maior número de senadoras, após ganhar Daniella Ribeiro (PB), Mara Gabrilli (SP), Eliziane Gama (MA) e Zenaide Maia (RN).
Na sequência está MDB, com 10, antes de PT e União Brasil, que somam nove, cada. Há expectativa de crescimento do PT, com a ida de Randolfe Rodrigues para o reduto petista. A mudança, porém, ainda não está confirmada.
PP soma seis senadores, ao passo em que Podemos, cinco; PSB e Republicanos, quatro; PDT e PSDB, três; e Rede, um. PDT e Rede foram as únicas siglas que não obtiveram mudança.
- Confira o passo a passo da eleição da Mesa da Câmara dos Deputados
- Candidatos à presidência do Senado, Pacheco e Marinho reforçam confiança na vitória
Acompanhe eleição à presidência do Senado ao vivo:
Por se tratar de uma eleição majoritária, a escolha dos senadores entrega ao parlamentar o próprio mandato, diferentemente do que ocorre com cargos eletivos cujo pleito se dá pela proporcionalidade, a exemplo de deputados federais.
Para realizar mudanças de legendas no sistema proporcional, é necessário esperar a chamada janela partidária, quando as trocas sem perdas de mandatos são permitidas. No caso dos senadores, as mudanças são atemporais.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!