Participação social

Lula recria conselho para combate à fome: "Nunca conseguiram acabar com ele"

Além da volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonatro, as ações de combate à fome contarão ainda com uma câmara interministerial com 24 pastas

Ândrea Malcher
postado em 28/02/2023 14:37 / atualizado em 28/02/2023 14:40
 (crédito: Reprodução/TV Brasil)
(crédito: Reprodução/TV Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (28/2), o decreto que marca o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Além do grupo, o combate à fome e insegurança alimentar do governo contará com uma câmara interministerial composta por 24 pastas, segundo o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

O Consea está de volta após ser extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019, logo ao assumir o governo. “Essa destruição trouxe 36 milhões de famílias, 28% da população em situação grave de desnutrição”, disse Dias. “Juntos, vamos mobilizar e novamente vamos tirar o Brasil do mapa da fome.”

Lula enfatizou que o conselho é um instrumento de formulação e execução de políticas públicas no combate à fome e à miséria. “Na verdade eles nunca conseguiram acabar com o Consea. Desmancharam a estrutura legal que existia, mas muita gente que participava do Consea Brasil afora continuou lutando, organizados, tentando combater a fome pelos quatro cantos desse país", destacou o presidente.

Participam, além do ministério de Dias, unindo esforços para erradicar famintos no país, Casa Civil, Agricultura e Pecuária, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Educação, Fazenda, Igualdade Racial, Integração e Desenvolvimento Regional, Justiça e Segurança Pública, Saúde, Cidades, Mulheres, Relações Exteriores, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Planejamento e Orçamento, Trabalho e Emprego, Direitos Humanos, Secretaria-Geral da Presidência da República, da Gestão e da Inovação em Serviço Público, Pesca, Previdência e Povos Indígenas.

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, tomaram posse os conselheiros do colegiado, incluindo a presidente do grupo, Elizabetta Recine.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE