Deputados do PL protocolaram, nesta segunda-feira (27/2), o pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos terroristas contra prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Em postagem no Twitter, André Fernandes (PL-CE) ressaltou que mais de um terço do Congresso Nacional quer que a comissão investigue uma possível omissão na ocasião.
- Deputados bolsonaristas alcançam assinaturas necessárias para CPMI do 8/1
- Moraes decide que cabe ao STF julgar militares envolvidos nos ataques de 8/1
- Servidores que atuaram na reconstrução do Congresso ganham homenagem na Câmara
“Acabamos de protocolar o requerimento da CPMI do 8 de janeiro com 189 assinaturas na Câmara dos Deputados e 33 no Senado Federal. Mais de 1/3 do Congresso Nacional quer esta comissão para investigar todos os atos de ação e omissão ocorridos no último 8 de janeiro em Brasília”, escreveu o parlamentar.
Acabamos de protocolar o requerimento da CPMI do 8 de janeiro com 189 assinaturas na Câmara dos Deputados e 33 no Senado Federal. Mais de 1/3 do Congresso Nacional quer esta comissão para investigar todos os atos de ação e omissão ocorridos no último 8 de janeiro em Brasília.
— André Fernandes (@andrefernm) February 28, 2023
+
Para instaurar a comissão, basta alcançar a quantidade mínima de assinaturas. Na última sexta (24/2), tanto Fernandes quanto a colega de legenda Carla Zambelli (PL-SP) comemoraram terem atingido a quantidade de 32 votos no Senado e 172 na Câmara para instaurar o colegiado.
VITÓRIA!
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) February 24, 2023
Conseguimos as assinaturas necessárias para a instauração da CPMI do dia 08/01!
E, por se tratar de uma Comissão MISTA, será instaurada AUTOMATICAMENTE.
Parabéns, povo brasileiro! Esta vitória é de vocês ????????
Vai ter muita gente barbada que não vai dormir hoje ????????????
VAI TER CPMI! ????
— André Fernandes (@andrefernm) February 24, 2023
Acabamos de alcançar o número mínimo de assinaturas, na Câmara e no Senado, para a instauração da CPMI do 8 de janeiro. Foram 32 no Senado e 172 na Câmara até agora.
Art. 21 do Reg. Comum do CN: uma vez requerida por 1/3 das casas, a instauração é automática! pic.twitter.com/3katK2vAi8
Saiba Mais
- Política Por que preço dos combustíveis é tão crucial para popularidade do governo
- Política Lula aproveita ponte com governadores para tentar debilitar oposição no Senado
- Política Moraes decide que cabe ao STF julgar militares envolvidos nos ataques de 8/1
- Política Lula mostra cartão de vacina após tomar dose bivalente: "Responsabilidade"
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.