Os servidores de limpeza e manutenção que trabalharam na reconstrução, restauração e conserto da estrutura do Congresso Nacional após os atos golpista de 8 de janeiro serão homenageados em sessão solene na segunda-feira da próxima semana (6/3). A solenidade está marcada para as 10 horas, no Plenário da Câmara.
Autora do requerimento para homenagear os trabalhadores, a deputada Erika Kokay (PT-DF) afirma que decidiu fazer o pedido para realização da sessão solene após ter conversado com os trabalhadores que realizaram os serviços. A parlamentar disse que eles relataram estar orgulhosos pelo serviço de reconstrução dos prédios da Câmara e do Senado.
- Ministério da Justiça vai auxiliar Censo na Terra Yanomami
- Polícia cumpre mandados no DF como parte da operação Lesa Pátria
- Operação 'Lesa Pátria': fazendeiro de Minas Gerais é alvo da PF
- Funcionárias do Planalto desabafam após atos terroristas; veja vídeo
As homenagens ocorrem em meio às investigações da Operação Lesa Pátria, que apura a participação direta e indireta dos partícipes dos ataques violentos à democracia e à destruição das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Autoridades do DF também estão sendo investigadas por omissão. O então secretário de Segurança, Anderson Torres, foi afastado após intervenção federal, e preso pela Polícia Federal, enquanto o governador Ibaneis Rocha foi afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal.
Erika Kokay disse que a intenção da homenagem é reconhecer o trabalho dos servidores e também saudar os cidadãos do DF por terem defendido a democracia.
“Os ataques tiveram nítida intenção de tentar desmoralizar os Três Poderes da República para que um projeto golpista avançasse. Essas trabalhadoras e trabalhadores, além de exercerem toda a nobreza de suas funções, tiveram grande papel na garantia da democracia, com os espaços públicos sendo reconstruídos menos de um mês após os ataques”, destacou a deputada.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Regulação de mídias sociais: Dino diz que big techs foram irresponsáveis com ataques de 8 de janeiro
- Política "Herança maldita da escravidão terá atenção que merece", diz ministro na ONU
- Política Lira libera presença remota, às segundas e sextas, até fim do ano
- Política Lula divulga nova foto oficial como presidente da República
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.