O governo federal anunciou na tarde desta segunda-feira (20/02) que famílias atingidas pelo desastre nas cidades de São Paulo terão pagamento unificado do Bolsa Família no próximo mês. A data será dia 20 "para todas as famílias dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade”", afirmou a gestão em nota.
- Lula vai a São Paulo nesta segunda visitar região castigada pela chuva
- Lula sobrevoa São Sebastião, cidade com 36 mortos pelas chuvas do fim de semana
- Tarcísio se reúne com Lula após desastres provocados por chuvas
Por volta das 16h30, subiu para 37 o número de mortos em decorrência da catástrofe, conforme dados da Defesa Civil. O repasse de recurso mensal, por solicitação do município, tem o valor de R$ 20 mil para cada grupo de 50 pessoas desalojadas/desabrigadas que demandam alojamentos provisórios, explica a pasta.
"Para facilitar para as famílias, o pagamento de março será unificado, feito no dia 20 para todas as famílias dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade", afirmou Wellington Dias, titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
Foi criado, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências, que realiza tarefas de proteção social, com alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais para garantir às pessoas atingidas a segurança de sobrevivência, de acolhida e de convívio ou vivência familiar.
O volume de chuvas em São Sebastião e região foi o dobro do que estava previsto para todo o mês e gerou um desastre na região. Cerca de 40 pessoas estão desaparecidas. "É um prejuízo social e econômico incalculável", acrescentou o ministro.
O MDS realiza em conjunto com as áreas da Saúde; Defesa, Integração Nacional; e Defesa Civil, por exemplo, ações integradas com os governos estadual e municipais das seis cidades atingidas: Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba.
O estado de calamidade pública vige por 180 dias. Uma das cidades mais atingidas foi São Sebastião, onde foi instalada uma Sala de Crise no gabinete do prefeito.
Números atualizados de cinco cidades
Ubatuba: 30 pessoas desalojadas e 10 desabrigadas
Caraguatatuba: 37 pessoas desabrigadas
São Sebastião: 62 residências atingidas e 248 pessoas desalojadas (há seis alojamentos provisórios)
Guarujá: 200 pessoas desabrigadas (há três alojamentos provisórios)
Bertioga: 80 pessoas desabrigadas (há um alojamento)
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política PF pede que STF investigue dinheiro encontrado na casa de Daniel Silveira
- Política Lula sobrevoa São Sebastião, cidade com 36 mortos pelas chuvas do fim de semana
- Política Internet compara reações de Lula e Bolsonaro após tragédias no país
- Política Lula prega união com Tarcísio e Felipe Augusto e fala de habitações irregulares
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.