O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu o descanso de Carnaval na Bahia para acompanhar de perto os estragos das chuvas em São José dos Campos, em São Paulo, nesta segunda-feira (20/2). A visita levantou uma comparação na internet entre o petista e o antecessor dele no cargo, Jair Bolsonaro (PL), que ignorou a crise na Bahia em dezembro de 2021 para andar de jet ski em Santa Catarina.
Lula havia planejado passar o Carnaval com a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, na Bahia. Eles chegaram à base naval de Aratu, em Salvador, na última sexta-feira (17/2) e tinham previsão de ficar até amanhã. Mas os planos foram interrompidos por causa da crise provocada pelas chuvas em São Paulo.
Saiba Mais
Nesta segunda-feira (20/2), Lula sobrevoou São José dos Campos, acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O município ficou debaixo d’água com as chuvas do fim de semana. O presidente também se reuniu com lideranças e autoridades locais, no Teatro Municipal de São Sebastião, para se informar sobre a crise na cidade.
O chefe do Executivo declarou ainda que o governo federal está à disposição para ajudar o governo de São Paulo e os municípios paulistanos no socorro das vítimas da tragédia, que já matou 24 pessoas.
Bolsonaro
Nas redes sociais, internautas resgataram um vídeo de Bolsonaro em dezembro de 2021, em passeio pela Praia do Forte, em São Francisco do Sul (SC), quando afirmou que esperava não ter que antecipar do feriado de réveillon no litoral catarinense.
A declaração, divulgada por reportagem do portal ND Mais, ocorreu depois de ele ser questionado sobre a estadia no Sul durante a reta final do ano. "Espero não ter de retornar antes", disse, na época.
Bolsonaro foi criticado por tirar folga enquanto a Bahia enfrentava uma crise provocada pelas chuvas. As enchentes deixaram pelo menos 20 mortos e milhares de desabrigados no estado naquela época. Estoques de vacinas e medicamentos chegaram a ser destruídos.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Tarcísio se reúne com Lula após desastres provocados por chuvas
- Brasil Litoral norte de SP tem 970 desalojados e 747 desabrigados após chuvas
- Política Retomada do MCMV ajudará a evitar tragédias como a de SP, diz Pimenta
- Brasil Tarcísio declara luto oficial de 3 dias em homenagem às vítimas das chuvas
- Mundo Como pobreza e drogas têm transformado bibliotecas nos EUA
- Diversão e Arte Bruno Fagundes revela já ter sofrido agressão por homofobia: "Um trauma"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.