Três projeto de lei (PLs) relacionados ao carnaval aguardam votação no plenário do Senado. O objetivo das proposições é tornar, dentro do quadro de leis federais, carnavais em Pernambuco e no Rio de Janeiro uma manifestação da popular.
- Senado aprova intervenção na segurança pública do DF
- Alcolumbre e senadores da situação defendem princípio da recondução no Senado
- Senado pede ao DF reforço na segurança para posse dos parlamentares
Com a oficialização, os festejos seriam impulsionados por verbas, sendo assim beneficiados com políticas públicas.
Apresentado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), o PL 423/2023, trará, conforme a parlamentar, mais proteção, valorização e recursos para a preservação de um dos maiores patrimônios culturais do povo brasileiro.
"Em várias regiões do estado o carnaval tem sua marca própria, fruto da presença histórica de povos distintos em cada território. A zona da mata norte é famosa pelo seu maracatu rural, herança deixada pela população negra escravizada no período colonial", defende.
Outro PL é o 397/2019, que institui 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu. A matéria recebeu parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) e teve como relator o senador Humberto Costa (PT-PE).
O maracatu é uma manifestação cultural também de Pernambuco que envolve ritmo musical com dança e vestimentas próprias e ritual de sincretismo religioso. O projeto é de autoria de Luciana Santos (PCdoB-PE), que era deputada federal quando o apresentou e, atualmente, é ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação. A data foi escolhida para coincidir com a comemoração do Dia do Maracatu, instituído em 1997.
Também aguarda análise no plenário o PL 256/2019, que prevê que as escolas de samba sejam reconhecidas como manifestação da cultura nacional. A autora da proposta é a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). A proposição recebeu parecer favorável na CE, onde foi relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Governo quer aumentar aporte ao carnaval no ano que vem, diz ministra
- Política Janja na Bahia: "Carnaval é sinônimo de calor e alegria neste novo momento do Brasil"
- Política "Presença de Lula seria confusa", diz Flora Gil sobre ausência do presidente no carnaval
- Política Lula vai a São Paulo nesta segunda visitar região castigada pela chuva
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.