O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu, nesta quinta-feira (16/2), decisão da Justiça de São Paulo que autorizou a busca e apreensão em e-mails institucionais dos diretores e conselheiros da Americanas. Há um mês, a empresa enfrenta uma crise financeira e entrou em recuperação judicial após a revelação do rombo de R$ 20 bilhões pelo então presidente, Sergio Rial.
A ordem do magistrado também obriga a devolução do material recolhido até o momento e que o sigilo seja mantido. “Em virtude da iminência da realização da diligência determinada, DETERMINO A IMEDIATA COMUNICAÇÃO ao Juízo reclamado, que deverá providenciar o imediato cumprimento da medida, impedindo o início ou a continuidade de eventual extração de dados, determinando a restituição à reclamante Americanas de eventual material já extraído das caixas postais, mantendo-se o sigilo de seu conteúdo”, escreveu.
O caso chegou às mãos de Moraes porque a empresa argumentou ao Supremo que a autorização irrestrita pela Justiça de SP pode permitir acesso até e-mails trocados pelos advogados e o Grupo Americanas, que podem conter sigilo profissional. O ministro afirmou que "o alcance da proteção legal, descrita pela inviolabilidade da correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, tem por fim garantir não só ao advogado a inviolabilidade no exercício de sua função, mas também à parte representada a efetivação da ampla defesa".
A decisão ficará vigente até que o STF analise uma ação das Americanas contra decisão da juíza Andrea Palma, que atendeu ao banco Bradesco, credor de uma dívida de R$ 4,7 bilhões com a empresa, e autorizou o acesso aos dados institucionais.
Saiba Mais
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.