Os Estados Unidos e o Brasil devem anunciar, nas próximas semanas, a retomada de ações conjuntas de combate ao racismo e pela igualdade racial no acordo Japer [sigla em inglês para Plano de Ação Conjunto para eliminar a discriminação racial] assinado em 2008. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15/2) durante coletiva de imprensa, na Embaixada dos EUA, sobre o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder norte-americano, Joe Biden, na semana passada, em Washington.
"Biden e Lula também falaram sobre reiniciar o Japer", declarou a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley. "Essa é uma prioridade que já estávamos discutindo com a ministra Anielle Franco, o ministro Mauro Vieira, o ministro Silvio Almeida e outros. Vamos anunciar mais detalhes sobre o Japer nas próximas semanas", completou a diplomata.
Saiba Mais
- Política Vice-presidente do PT posta foto sorridente com Pazuello e é criticado
- Política Secretária de Tarcísio critica uso de máscaras contra a covid-19
- Política Lira institui Grupo de Trabalho para discutir reforma tributária na Câmara
- Política Deputados governistas lançam campanha pela queda na taxa de juros
A proposta de retomada do acordo foi levada ao encontro na capital norte-americana pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e também foi um pedido de organizações do movimento negro brasileiro. As entidades enviaram uma carta tanto a Lula quanto a Biden antes da reunião. No documento, os movimentos defenderam que o acordo é de grande importância, mas que desde sua assinatura não houve ação concreta ou "interesse de governos passado" para implementar as ações
Fundo da Amazônia
Os dois presidentes também trataram da primeira contribuição dos Estados Unidos para o Fundo Amazônia. Segundo Bagley, o valor ainda será acertado pelo presidente Biden e pelo Congresso norte-americano nas próximas semanas.
Ela anunciou também que secretários e outros membros do governo farão uma série de visitas ao Brasil nos próximos meses para avançar nas negociações tratadas entre os dois países, como o Fundo Amazônia e a retomada do Japer.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.