Evento

Honraria: Temer e Múcio recebem Grande Colar do Mérito, no TCU

Em cerimônia na tarde desta terça-feira, sete honrarias foram concedidas a figuras públicas e entidades que se destacaram na atuação em prol da sociedade

Taísa Medeiros
postado em 14/02/2023 19:03 / atualizado em 14/02/2023 19:32
Múcio (o primeiro da esquerda para a direita) durante evento no TCU nesta terça-feira (14/2) -  (crédito: Taísa Medeiros/CB/D.A. Press)
Múcio (o primeiro da esquerda para a direita) durante evento no TCU nesta terça-feira (14/2) - (crédito: Taísa Medeiros/CB/D.A. Press)

Na tarde desta terça-feira (14/2), o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o ministro da Defesa de Lula, José Múcio Monteiro, receberam a maior honraria dada pelo Tribunal de Contas da União, o Grande Colar do Mérito do TCU. Além dos dois, foram homenageados a médica Ludhmila Abrahão Hajjar, o ex-governador do Espírito Santo Paulo César Hartung Gomes, o jornalista Ribamar Oliveira (In Memoriam), o fotógrafo Sebastião Ribeiro Salgado Júnior e as entidades Fundação Oswaldo Cruz e Instituto Butantan.

A solenidade, que estava prevista para agosto de 2021 e foi adiada por conta da pandemia, contou com a presença dos ministros titulares do TCU e de seu presidente, Bruno Dantas, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e de uma dezena de parlamentares, como o presidente do MDB, Baleia Rossi (SP). Além da honraria, a ocasião serviu para comemorar os 130 anos da instalação do TCU, completados em 2021, mas que também não puderam ser festejados.

O ministro da Corte de Contas, Vital do Rego definiu Múcio como “conciliador”. “Tem dado continuidade a sua trajetória, ao estimular a harmonia do relacionamento entre todas as instituições, civis ou militares, com vistas ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito”. Múcio foi aplaudido e, emocionado, agradeceu às palavras.

Michel Temer, um “proeminente político brasileiro”, como definiu Vital do Rego. Com cinco mandatos na Câmara dos Deputados e três vezes presidente da Casa, o ministro do TCU afirmou que Temer é um dos homens públicos mais respeitados do país. “Em seu mandato como presidente da República cumpriu a árdua missão de trazer o país a normalidade institucional. Trabalhou em intensa articulação com o parlamento, como é de seu feitio. Deu ênfase ao equilíbrio das contas públicas. Os desafios eram muitos, mas deixou um legado”, homenageou Vital do Rego.

A homenagem foi criada em 2003, com objetivo de condecorar personalidades nacionais ou estrangeiras, que tenham se tornado merecedoras da distinção. O colar é entregue a cada dois anos pelos ministros titulares do TCU.

Saúde pública

Também homenageada, a médica e professora Ludhmila Abrahão Hajjar discursou em nome das sete figuras e entidades que receberam a honraria. Ludhmila aproveitou a oportunidade cobrar as autoridades por mais investimentos em pesquisa acadêmica e na saúde brasileira. Segundo a professora da USP, a pesquisa no País nunca viveu crise tão grande, com o desmonte de programas e pesquisas, a crise das universidades e os cortes orçamentários. “A ciência e a tecnologia têm que estar a serviço do combate à fome, da produção dos insumos para as vacinas, do enfrentamento às mudanças climáticas, enfim, são instrumentos vitais à busca da autonomia brasileira e da soberania nacional. Não existe ciência sem política de Estado porque elas devem ser contínuas, não podem depender do Governo”, frisou.

Além disso, Ludhmila ressaltou a crise vivida na saúde pública brasileira. “Consequência da redução progressiva de investimento, e de sérios problemas de gestão, agravados pela covid-19. Além de todos os desafios que o nosso sistema já vinha enfrentando, a alocação de recursos para a pandemia, o déficit de atendimento de outras doenças e as complicações crônicas da covid agravaram ainda mais o cenário”, lembrou.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE