Crianças e Adolescentes

Conanda empossa membros do biênio 2023-24 na terça (13/2)

Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente ganhará novos titulares e suplentes do governo federal e da sociedade civil. Francisco, menino que subiu a rampa do Planalto na posse presidencial, e o ministro Silvio Almeida estarão na solenidade

Ândrea Malcher
postado em 13/02/2023 21:08 / atualizado em 14/02/2023 08:24
 (crédito:  Getty Images/iStockphoto)
(crédito: Getty Images/iStockphoto)

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) ganhará nove membros, na próxima terça-feira (14/2), para o biênio 2023-24. A solenidade, promovida pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adoliescente do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), contará com a participação do ministro Silvio Almeida.

Serão nove membros titulares e seus suplentes da sociedade civil, além de outros nove titulares e suplentes do governo federal. Tomam posse, ainda, seis jovens no comitê de participação de adolescentes. Francisco Carlos, o menino de 10 anos que subiu a rampa do Palácio do Planalto junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse presidencial, é um dos convidados.

O Conanda foi criado em 1991 e elabora normas gerais para a política nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, a partir das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O conselho acompanha e avalia, ainda, a execução das políticas dentro do tema e integra a estrutura do MDH. 

Durante a gestão de Damares Alves observou-se enfraquecimento do colegiado. Em 2020, por exemplo, a ex-ministra declarou que uma resolução do Conanda que permite visita íntima a menores em unidades socioeducativas era uma medida de "financiamento de motel com dinheiro público".

Notícias de graça no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE