O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, decretou luto oficial de 7 dias em todo o estado, em homenagem ao ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que morreu neste domingo (12/2).
“Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas”, destacou Lima, O ex-governador estava internado desde 25 de dezembro no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com problemas respiratórios. Ele tinha 83 anos de idade e deixou três filhos.
“Ele nasceu predestinado a amar essa terra, trazendo o Amazonas no nome e no coração. A imagem do homem alegre, carismático, que abraçava e acolhia, vai ficar para sempre na memória do povo amazonense. Descanse em paz, Amazonino, e que Deus conforte sua família e todos aqueles que tiveram a honra de conviver contigo”, expressou Wilson Lima.
Em outubro do ano passado, Amazonino chegou a concorrer ao governo do Amazonas, mas precisou diminuir a agenda da campanha, devido aos problemas de saúde. Se eleito, ele cumpriria o quinto mandato à frente do estado. Ele disputou com o então governador Wilson Lima, que venceu o pleito e foi reeleito.
A primeira internação de Amazonino foi em novembro, após uma crise de diverticulite. Ele teve alta, mas voltou a ser hospitalizado menos de 20 dias depois com dificuldades respiratórias. O quadro se agravou e o ex-governador não resistiu.
Amazonino Mendes nasceu em Eurinepé (AM). Ele se formou em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e, além de quatro vezes governador, foi senador e três vezes prefeito de Manaus.
Ainda não há informações sobre o velório e o traslado do corpo para Manaus, onde o político deve ser velado e sepultado.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.