NOPO

Lula: temos um mundo a ser construído; democracia é melhor forma de governo

"O que tem que estar claro é que precisamos combater cada vez mais, com habilidade e coragem, a extrema direita fascista, que está surgindo no mundo", disse Lula, em entrevista transmitida pelo JN

Agência Estado
postado em 11/02/2023 22:38
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Em entrevista à correspondente do Jornal Nacional em Washington, Raquel Krähenbühl, antes de embarcar de volta ao Brasil nesta sábado, 11, após a reunião de ontem com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente Lula disse que, no encontro entre as duas maiores democracias das Américas, "sofremos ataques com dois anos de diferença", em referência à invasão do Capitólio, em janeiro de 2021, e a destruição vista nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último 8 de janeiro.

"O que tem que estar claro é que precisamos combater cada vez mais, com habilidade e coragem, a extrema direita fascista, que está surgindo no mundo", disse Lula, na entrevista transmitida pelo JN na noite de sábado, 11. "Somente na democracia é que poderemos construir mundo de paz, harmonioso, o mundo produtivo e fraterno que nós sonhamos. Combinamos que vamos trabalhar pela democracia em todos os fóruns de que nós participarmos."

"E, ao mesmo tempo, vamos estreitar a relação Brasil-Estados Unidos, que estava um pouco truncada. Há quatro anos que o Brasil não fazia contato com os Estados Unidos, e que os Estados Unidos faziam pouco contato com o Brasil", acrescentou Lula. "É impensável que as duas maiores economias possam ficar tanto tempo sem conversar, sobre acordo econômico, acordo comercial, sobre política, transição energética, transição econômica. Temos um mundo pela frente para trabalhar e ser construído, e isso tudo precisa ser feito em fortalecimento da democracia, a melhor forma de governo."


Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE