CONGRESSO

Partidos começam articulação para disputar comissões na Câmara

Arthur Lira convocou reunião, para a próxima terça-feira, a fim de tratar das presidências das comissões

Raphael Felice
Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 10/02/2023 03:55
 (crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
(crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretendia que as comissões da Casa estivessem funcionando já no começo de março, mas seus planos terão de esperar. A tendência é que fiquem para o final do próximo mês ou até mesmo para abril, pois há uma série de acordos que precisam se costurados para contemplar o leque de partidos que reelegeram Lira com ampla maioria de votos.

Por causa disso, o presidente da Câmara convocou reunião, para a próxima terça-feira, a fim de tratar das presidências das comissões. Mesmo assim, a expectativa dos líderes é de que pouco se consiga nesse encontro.

Uma das barreiras para a construção de consensos sobre as comissões é o PL. Dentro do partido começa a se aprofundar uma divisão entre os políticos “raiz” e a ala bolsonarista. Enquanto os pragmáticos acenam com a possibilidade de aderir à base do governo, os radicais rejeitam tal hipótese e trabalham para destituir o líder na Câmara, Altineu Côrtes (RJ) — um dos arquitetos da aproximação com o Palácio do Planalto. Nos próximos dias, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entra em campo para tentar pacificar as alas — e impedir que os bolsonaristas ganhem força.

No PT, principal partido governista, as coisas estão mais claras. Para o primeiro ano à frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a legenda já indicou Rui Falcão (SP), mas quer dominar outras quatro comissões — Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Fiscalização Financeira e Controle.

No Senado, os ajustes para as comissões devem sair depois do carnaval, porém também já há algumas definições. O PSD confirmou que vai indicar Vanderlan Cardoso (GO) para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em substituição a Otto Alencar (BA), atual líder do partido.

A CCJ ficará com o União Brasil e, possivelmente, nas mãos de Davi Alcolumbre (AP). O União Brasil deve indicar a senadora Soraya Thronicke (MS) para presidir a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.

O PT mira os colegiados de Direitos Humanos e de Assuntos Sociais. No caso da Comissão de Relações Exteriores, são grandes as chances de o senador Renan Calheiros (MDB-AL) continuar a presidi-la.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE