SENADO

Senado ouvirá Campos Neto em procedimento padrão; data ainda será escolhida

Provável ida de Roberto Campos Neto faz parte de procedimento padrão da Casa de, duas vezes por ano, convidar presidentes do BC para reunião com parlamentares

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 10/02/2023 00:41 / atualizado em 10/02/2023 00:42
 (crédito:  Billy Boss/Camara dos Deputados)
(crédito: Billy Boss/Camara dos Deputados)

A provável ida de Roberto Campos Neto faz parte de um procedimento padrão do Senado de, duas vezes por ano, convidar presidentes do Banco Central (BC) para reunião com parlamentares da Casa.

Com base nessa prerrogativa, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ainda sem data, planeja realizar um encontro com Campos Neto, para que o economista preste esclarecimentos sobre assuntos de competência da instituição, a exemplo da Selic, taxa básica de juros do país.

A informação é do senador Otto Alencar (PSD-BA), líder do partido e na iminência de deixar a presidência da comissão. O tema virou zona de guerra ao longo desta semana, após críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à manutenção da taxa em 13,75% por parte do Copom.

O PT, principal defensor no Congresso Nacional da ida de Campos Neto, vem adotando como justificativa para a "visita" de Neto a explicação técnica acerca da Selic e apontando que não se trata de invasão de competência e nem de tentativa de acabar com a autonomia do Banco Central.

Por se tratar de convite, o presidente do BC pode aceitar ou negar. Há também tentativa na Câmara de levar Campos Neto a Casa para esclarecimentos sobre o tema.

Presidentes do Senado e da Câmara, respectivamente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), porém, já deixaram claro a defesa de autonomia do Banco Central, oficializada em 2021 por meio de aprovação de lei no Congresso Nacional.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE