Ataques extremistas

Leila Barros apresenta projeto para criar memorial do Senado sobre 8 de janeiro

Projeto de Resolução do Senado (PRS) 3/2023 também prevê a instalação de uma estátua no "Túnel do Tempo" do Senado e um site com fotos e documentos sobre golpes e tentativas de golpes de Estado no Brasil

Victor Correia
postado em 09/02/2023 11:49 / atualizado em 09/02/2023 11:53
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A senadora Leila Barros (PDT-DF) apresentou ao Senado Federal um projeto para criar o Memorial em Homenagem à Resistência Democrática, que registra os atos terroristas de 8 de janeiro à Casa, a ser instalado no Museu do Senado. Segundo a parlamentar, a proposta visa “demonstrar que a democracia é uma conquista da sociedade brasileira que precisa ser permanentemente cuidada e cultivada”.

O Projeto de Resolução do Senado (PRS) 3/2023 prevê também a instalação de uma escultura que relembre a invasão golpista, a ser posicionada no corredor que liga o Plenário do Senado Federal ao Anexo II e escolhida por meio de concurso.

No corredor, estão instalados bustos e painéis com a história da Casa Legislativa. Foi neste local ainda que os extremistas foram contidos pela polícia legislativa, duas horas após a invasão. O corredor é batizado de “Túnel do Tempo”.

O projeto contém ainda a criação de uma seção no site oficial do Senado, denominada “Memorial Virtual”, contendo fotos e documentos “que mostrem a resistência democrática do país a golpes e tentativas de golpe de Estado contra a democracia”.

Ao justificar o projeto, a senadora Leila Barros citou frase do filósofo e político inglês Edmund Burke: “Um povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la”.

  • Força Nacional confronta vândalos durante ataque extremistas à Praça dos Três Poderes AFP
  • Prisão de golpistas na Praça dos Três Poderes: futuro deles será decidido até amanhã por Alexandre de Moraes Ton Molina/AFP
  • Ação da PGR pede indenização de envolvidos por "danos morais coletivos" AFP
  • Camisas do time tupiniquim foram vistas nos atos antidemocráticos AFP
  • Vândalos destruíram diversas estruturas na Praça dos Três Poderes SERGIO LIMA/AFP
 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE