Atos golpistas

Parlamentares e servidores "abraçam" Congresso em celebração da democracia

Marcando um mês desde a invasão terrorista dos prédios dos Três Poderes, Sindilegis promoveu evento "O caminho inverso: Ato pela Democracia"

Ândrea Malcher
Henrique Lessa
postado em 08/02/2023 17:52 / atualizado em 08/02/2023 17:57
 (crédito: Henrique Lessa / CB /D.A Press)
(crédito: Henrique Lessa / CB /D.A Press)

Um mês após os ataques terroristas às sedes dos Três Poderes, o Congresso Nacional foi palco, nesta quarta-feira (8/2), da solenidade "O caminho inverso: Ato pela Democrcia". A cerimônia foi marcada por falas condenando os atos golpistas e reforçando as instituições democráticas.

Entre os parlamentares que dicursaram na ocasião estão Erika Kokay (PT-DF), Chico Alencar (PSol-RJ), Soraya Tronicke (União-MS), Luciano Bivar (União-PE) e Weverton Rocha (PDT-MA), além de servidores, como policiais legislativos e representantes do sindicato.

  • Corais do Senado, Câmara e TCU se apresentaram e cantaram o Hino Nacional Marcos Oliveira/Agência Senado
  • Cerimônia ocorreu no Salão Negro do Congresso, que une as duas casas do Parlamento, primeiro espaço invadido Marcos Oliveira/Agência Senado
  • Sindilegis promoveu ato com parlamentares para lembrar o primeiro mês da invasão ao Congresso Marcos Oliveira/Agência Senado

O evento, organizado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), tinha a inteção de promover um abraço simbólico no Congresso Nacional mas, sem a quantidade de pessoas necessárias, acabou por rodear uma faixa com a palavra "democracia", disposta no gramado em frente ao prédio.

A abertura da cerimônia foi feita pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), que destacou que "não há patriotismo sem constituição". "Neste abraço simbólico que oferecemos aqui, queremos dizer que nunca mais ousem, com a sede gopista, (agir) contra a constituição e democracia aqueles que não tem apreço pelas instituições, pela liberdade e pelos direitos humanos", concluiu a petista.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE