Questão Indígena

Lula defende responsabilização de culpados pela situação dos ianomâmis

Presidente reafirmou que não permitirá o garimpo em Terras Indígenas (TI) e defendeu uma reestruturação do controle das terras indígenas e do meio ambiente

Tainá Andrade
postado em 07/02/2023 20:56
 (crédito: Bruno Kelly/Amazônia Real)
(crédito: Bruno Kelly/Amazônia Real)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou, nesta terça-feira (7/2), que não irá permitir a presença de garimpos em terras indígenas. O chefe do Executivo classificou a situação dos ianomâmis, que vivem perto das áreas de mineração, como “degradante” e defendeu a responsabilização dos culpados pela violação de direitos dos indígenas.

“Não vamos permitir garimpo ilegal em terras indígenas. Estamos em um processo de retirada de garimpeiros ilegais em Roraima. A situação que se encontram os Yanomami perto do garimpo é degradante. Precisamos apurar também a responsabilidade do que aconteceu”, declarou pelo Twitter.

Lula citou, ainda, o alto número de pistas de pouso clandestinas na região - segundo ele, são mais de 800, sendo 75 delas na região da TI. “Não é possível não enxergar isso. Quem permitiu isso, tem que ser responsabilizado”, ressaltou. 

Ele prometeu a reestruturação do controle das terras indígenas e do meio ambiente, além disso citou que governadores e prefeitos devem fazer parte da discursão. “Precisamos envolver prefeitos e governadores nisso. Vamos tentar criar uma nova dinâmica, para ter os resultados que a sociedade brasileira deseja”, disse.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE