Comissão de Ética

Lula substitui três membros na Comissão de Ética da Presidência da República

Em publicação no DOU desta terça (7/2), foram exoneradas três nomeações de Bolsonaro: Celso Faria, João Henrique Freitas e Fábio Prieto

Ândrea Malcher
postado em 07/02/2023 14:49
 (crédito: MAURO PIMENTEL/AFP)
(crédito: MAURO PIMENTEL/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez alterações na composição da Comissão de Ética da Presidência da República, nesta terça-feira (7/2). Três integrantes, nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, foram exonerados, sendo dois do alto escalão do governo anterior: Celso Faria, ex-ministro da Secretaria de Governo, e João Henrique Freitas, ex-assessor especial da Presidência; e o juiz aposentado e atual secretário de Justiça de São Paulo, Fábio Prieto.

No lugar, Lula apontou três novos integrantes: os juristas Bruno Espiñera, Manoel Caetano Ferreira Filho e Kenarik Boujikian. As trocas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça.

Os mandatos dos colegiados duram três anos, no entanto, o presidente tem o poder de fazer alterações. Permanecem na Comissão de Ética o atual presidente do grupo, Edson Leonardo Dalescio Tales Sá, além de Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega, Francisco Bruno Neto e Edvaldo Nilo de Almeida.

Entre os novatos, Espiñera fez parte da transição de governo, no grupo de Transparência, Integridade e Controle; Boujikian é desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo e Manoel Caetano é jurista e procurador aposentado pelo Paraná.

A Comissão de Ética é um órgão consultivo, que coordena a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal e analisa possíveis casos de conflito de interesses, bem como desvios por parte de ocupantes de altos cargos e de confiança do governo. Os trabalhos do colegiado não são remunerados.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE