Auxílio humanitário

Após terremoto, Brasil oferece ajuda à Turquia e à Síria, diz Itamaraty

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil está providenciando ajuda à região atingida pelo terremoto, que matou mais de 2 mil pessoas

Victor Correia
postado em 06/02/2023 15:33 / atualizado em 06/02/2023 15:34
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O Ministério das Relações Exteriores declarou nesta segunda-feira (6/2) estar providenciando formas de ajuda humanitária para a Turquia e a Síria, após o terremoto que assolou a região. Já são mais de 2,2 mil mortos e milhares de feridos.

"O governo brasileiro acompanha, com grande preocupação, as informações sobre o devastador terremoto ocorrido na Turquia e na Síria na manhã de hoje, que também afetou outros países da região", diz o Itamaraty em nota, manifestando ainda solidariedade aos povos.

Segundo o ministério, não há, até o momento, relatos de brasileiros mortos ou feridos na tragédia. A situação está sendo monitorada pelas embaixadas brasileiras em Ancara, na Turquia, e em Damasco, na Síria, além do consulado-geral do Brasil na cidade turca de Istambul.

"Por meio da Agência Brasileira de Cooperação e em coordenação com os países das áreas atingidas, o governo brasileiro está providenciando formas de oferecer ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto", declarou o Itamaraty.

O terremoto atingiu a Turquia na manhã desta segunda, com uma magnitude de 7.8. Foi o maior abalo sísmico ocorrido na região no último século. A Síria também sofreu com o abalo, deixando mais de 326 mortos e 1.042 feridos. Chipre e Líbano sentiram o tremor, mas em menor intensidade. Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se solidarizou com a tragédia.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE