Veja o vídeo

Janaina Paschoal diz que pedir golpe não é crime e causa bate-boca na CNN

Deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB-SP) disse que pessoas que exigem um golpe de estado realizado pelas Forças Armadas não estão cometendo crime

Estado de Minas
postado em 03/02/2023 23:36
 (crédito: Reprodução/CNN Brasil)
(crédito: Reprodução/CNN Brasil)

A deputada estadual e professora de direito da Universidade de São Paulo (USP) Janaina Paschoal (PRTB-SP) afirmou que pedir um golpe de estado não é crime, durante uma participação no programa Arena, da CNN Brasil. A fala gerou um bate-boca com os outros participantes.

Enquanto comentavam sobre as investigações que a Justiça realiza sobre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que invadiram o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 8 de janeiro, a jurista foi questionada pelo economista Joel Pinheiro da Fonseca "se um grupo de pessoas manifestando, exigindo um golpe de estado das Forças Armadas. É crime?".

"Eu entendo que não. Como as pessoas podem pedir a legalização do aborto, a legalização da venda de drogas", afirmou a deputada.

A jornalista Raquel Landim, que também integrava a bancada, disse que pedir a ruptura democrática "é claro que é crime". Joel apontou que "espera que seja crime".

Posteriormente, Janaina tentou se justificar falando que não era a opinião dela, mas a posição do Direito. Landim rebateu que "não existe a verdade absoluta".

Antes, Janaina destacou que pessoas foram "presas na porta dos quartéis, sem que estivessem fazendo absolutamente nada" e que "as pessoas estavam sendo denunciadas sem qualquer prova".

Veja trecho

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE