A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja, aceitou o convite da escola de samba Imperatriz Leopoldinense para desfilar no carnaval carioca de 2023 como madrinha de sua velha-guarda. A esposa do presidente Lula convidou a direção da escola para um encontro no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (3/2).
- Lula entregará a cientistas medalha retirada por Bolsonaro
- "Temos que dar passos concretos", diz Anielle Franco
“Todo respeito à Imperatriz Leopoldinense e às escolas de samba do Rio”, disse Janja. Por meio de nota, a socióloga afirmou, no entanto, que a presença no desfile dependerá da agenda oficial. "Tire minha comida, minha água, mas não tira meu carnaval. Ainda não sabemos como ficarão os compromissos daqui para frente, mas farei de tudo para estar na quadra, na Sapucaí e conhecer a Cidade do Samba", disse ela.
O diretor de carnaval da Imperatiz Leopoldinense, André Bonatte, agradeceu o reconhecimento da primeira-dama. "Estamos muito felizes por este encontro e pela possibilidade de falarmos um pouco do nosso povo, da nossa comunidade. Os projetos sociais da Imperatriz são financiados pela própria escola e ter o reconhecimento da primeira-dama é extremamente gratificante", declarou.
Crítica
O convite ocorreu após a influenciadora digital e YouTuber Antônia Fontenelle criticar a roupa usada por Janja no dia da posse presidencial de Lula, em 1º de janeiro. "É isso. Isso aqui é a velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense", disse Fontenelle no Instagram. Quando uma seguidora pergunta o motivo da comparação com a escola, a influenciadora responde: "Escola apática, nem fede, nem cheira. É a Imperatriz Leopoldinense. Nem é a velha guarda da Mangueira, da Mocidade ou da Grande Rio", disse.
Após a comparação, além do convite a Janja, a presidente da agremiação, Cátia Drumond, enviou ofício para a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Liesa, pedindo que Fontenelle não seja credenciada para qualquer finalidade ou função nos desfiles das Escolas de Samba. “Sua falta de decoro à uma agremiação atinge a todas as outras envolvidas no espetáculo”, completou.
O traje
Os looks escolhidos por Janja para os protocolos de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no dia da posse. A primeira-dama escolheu duas produções de estilistas brasileiras para a solenidade e festividades pós-cerimônia.
O primeiro, e alvo das críticas de Antônia Fontenelle, foi um terninho em seda, produzido pela estilista Helô Rocha, a mesma que criou o vestido de noiva usado pela primeira-dama no casamento com Lula em maio de 2022. O look foi desenhado pela designer em parceria com as bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte.
Assim como no casamento, Janja buscou dar evidência à moda nacional, em especial o trabalho da Casa das Bordadeiras, que carrega elementos naturais e valoriza o nordeste brasileiro. Os detalhes da confecção do look deixam clara intenção dar destaque à brasilidade: o terninho possui modelagem em alfaiataria com uma calça pantalona, colete e, de sobreposição, um blazer, todos em seda vintage tingidos naturalmente com caju e ruibarbo — uma planta medicinal.
O blazer tem ainda uma leve cauda e é todo contornado por folhas bordadas, assim como o colete. Por dentro da peça, tem um bordado com o nome de Janja e a data da posse, uma espécie de recordação do momento especial. Para confeccionar o bordado as artesãs usaram, ao invés de linha tradicional, palhas brasileiras e capim dourado.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.
Saiba Mais
- Política Telefone de Silveira tem muito a revelar, diz Gilmar Mendes
- Brasil Homem se finge de padre para conseguir confiança no comércio e comprar a prazo
- Brasil Governo brasileiro decide afundar antigo porta-aviões com resíduos tóxicos
- Ensino superior UFMG busca voluntários para testes clínicos de vacina contra covid
- Cidades DF Casal é preso por cortar e queimar cabos de telefonia furtados
- Mundo ‘Melhor pagar por vacinas do que tentar ir a Marte’, diz Bill Gates
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.