A defesa do ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres ironizou a minuta golpista encontrada em sua casa pela Polícia Federal (PF). Em declaração a jornalistas na noite desta quinta-feira (2/2), o advogado Demóstenes Torres afirmou que o documento é uma “presepada” e “foi feito pelo Tiririca”, devido aos erros de português encontrados no texto.
“Possivelmente foi feita pelo Tiririca porque tem mais de 50 erros de português. Chama presidente, e não diz se é presidente da República. Erra o nome do tribunal onde teria que se aplicar o Estado de Defesa”, enumerou Demóstenes, em frente ao 4º Batalhão da Polícia Militar, no Guará, onde Torres está preso e prestou depoimento à Polícia Federal. O humorista Tiririca é deputado federal pelo PL, partido de Jair Bolsonaro (PL), e foi reeleito em 2022.
- À PF, Torres diz que Ibaneis foi avisado com antecedência sobre férias nos EUA
- Torres diz em depoimento que minuta golpista encontrada era "descartável"
- Valdemar Costa Neto diz em depoimento que "moeu" minutas golpistas que recebeu
“Então, aquilo é uma presepada que alguém deixou no Ministério [da Justiça]. [Torres] levou para casa e deixou por lá”, disse o advogado. “Esse é um documento totalmente dispensável, irresponsável, juridicamente ignorante e com a construção legislativa horrorosa, incapaz inclusive de ser elaborado pelo próprio Ministério da Justiça, que tem corpo técnico espetacular”, acrescentou.
Empregada doméstica
O texto encontrado pela PF durante operação de busca e apreensão na casa de Torres prevê a decretação de um Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para uma possível interferência no resultado das eleições de 2022.
Em seu depoimento, ontem, Anderson Torres declarou à PF que a minuta golpista já deveria ter sido descartada, que não colocou o documento na estante e que isso poderia ter sido feito pela sua empregada doméstica. “Não é por ter sido encontrado na estante que teria importância, na verdade já era para ter sido descartado”, disse o ex-secretário.
A defesa tenta agora a revogação da prisão preventiva de Torres, e o pedido deve ser entregue até segunda-feira (6).
Saiba Mais
- Política Em mudança de discurso, Lula não descarta tentar reeleição em 2026
- Política Do Val apresenta várias versões de plano para impedir posse de Lula
- Política CGU vai revogar sigilo de processo instaurado pelo Exército sobre Pazuello
- Política Alexandre de Moraes se refere à "tentativa tabajara" de golpe em evento em Portugal
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.