O senador e ex-vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse nesta quinta-feira (2/2), em entrevista à Rádio Gaúcha ZH, que "índio quer celular, caminhonete e ar-condicionado" ao se referir às comunidades que fazem parte da Reserva Yanomami.
“É lógico que tem (índio que apoia o garimpo). Você acha que o índio quer viver o resto da vida enfurnado no meio da floresta? Índio quer celular, índio quer caminhonete. Quer conforto, ar-condicionado”, declarou Mourão.
Os povos indígenas ianomâmis enfrentam uma crise humanitária que tem como principal causa a expansão do garimpo ilegal. Há casos graves de desnutrição, infecções como malária e tungíase (conhecida popularmente como 'bicho de pé'), além de falta de remédios e estrutura para tratar os quadros clínicos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Ao Congresso, Lula diz que "aventura autoritária não vingará no Brasil"
- Cidades DF Secretaria de saúde inicia nova campanha de vacinação infantil
- Diversão e Arte Projeto difunde palhaçaria feminina por meio de atividades culturais
- Educação básica Bienal da UNE é aberta no Rio com pauta de reconstrução da educação
- Brasil Glória Maria: por que câncer como o que vitimou jornalista é tão difícil de tratar
- Diversão e Arte Festival Femucine abre inscrições para mostra de videoclipes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.