A cerimônia de posse de 27 senadores, nesta quarta-feira (1º/2), marca o início da 57ª legislatura do Senado. Os parlamentares, eleitos no pleito de outubro de 2022, correspondem à renovação de um terço da Casa, que é composta, no total, por 81 representantes. Diferente da Câmara dos Deputados, os mandatos dos legisladores do Senado são de oito anos e os novos membros da Casa ficarão no cargo até fevereiro de 2031.
Na mesma cerimônia, os senadores escolherão o presidente da Casa pelos próximos dois anos. Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que concorre pela reeleição do cargo, e o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) são os favoritos na disputa.
Acompanhe ao vivo a cerimônia de posse:
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Mundo 'América Latina deveria ser região com menos fome no mundo', diz pesquisador
- Mundo Muito sexo e pouco sono podem explicar morte de mamífero ameaçado de extinção, diz pesquisa
- Política Confira o passo a passo da eleição da Mesa da Câmara dos Deputados
- Política Do apoio a Bolsonaro a acordo com Lula, o que explica força de Arthur Lira?
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.