Líder do PSD por pelo menos um ano na 57ª legislatura do Senado, que se inicia nesta quarta-feira (1º/2), Otto Alencar, da Bahia, afirma que seu partido mantém a projeção de dois dissidentes na votação de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a recondução à presidência da Casa. O senador disputa o cargo com Rogério Marinho (PL-RN), que tomou fôlego desde o fim da semana passada.
Otto Alencar, apesar de questionado se seriam três dissidentes, reforçou que seu cálculo apresenta dois parlamentares, ou seja, um a menos, e justificou o apoio a Marinho como sendo “questões regionais”. As declarações foram dadas na manhã de hoje, na Câmara dos Deputados.
O líder participa da posse de deputados em razão de seu filho, Otto Alencar Filho, ter sido eleito em 2022 (PSD-BA).
Saiba Mais
A partir da previsão do parlamentar, um dos que trabalham pela reeleição de seu correligionário, 13 votos devem ser destinados à manutenção de Pacheco no posto mais importante do Congresso Nacional. A bancada tem 15 integrantes, a maior do Senado.
Em coletiva, Nelsinho Trad (PSD-MS), cujo histórico parlamentar na 56ª legislatura foi de alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sobretudo como líder em 2022. Lucas Barreto (PSD-AP) e Dr. Samuel Araújo (PSD-RO) declararam voto ao lado de Marinho em coletiva de imprensa nesta terça-feira (31/1).
A votação para presidência do Senado está prevista para esta tarde, às 15h30, e terá também Eduardo Girão (Podemos-CE) na briga. A projeção de vitória permanece para Pacheco, apontam seus aliados, mas vem sendo desmontada pelo grupo de Marinho, que está sendo apoiado formalmente por PL, PP e Republicanos, mas conta com sinalizações entre União Brasil, Podemos e PSDB, além do PSD.
Do lado de Pacheco, está o apoio blocado do PT e PSB e de partidos que apoiaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como MDB e União Brasil, este com cargos no governo.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.