A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, desembarcou em Brasília, à 1h20 da madrugada desta quarta-feira (1º/2). A diplomata vai representar o país norte-americano por, pelo menos, 18 meses.
Bagley chegou ao lado do filho, que irá acompanhá-la durante a primeira semana de trabalho em solo brasileiro. Em discurso, logo após o desembarque, ela afirmou que é uma "grande honra e privilégio" vir ao Brasil como representante pessoal do presidente Joe Biden e que trabalhará para realizar uma agenda "ambiciosa" do democrata com o Brasil.
- Lula assina decreto que cria Conselho para dar voz aos movimentos sociais
- Crescimento de Marinho torna-se uma sombra no favoritismo de Pacheco
- Brasil regrediu no combate à corrupção na gestão Bolsonaro, diz relatório
"Gostaria de ressaltar: o Brasil não tem melhor parceiro do que os Estados Unidos. Seja no apoio ao crescimento econômico compartilhado e inclusivo, na promoção da paz e da segurança, no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas, na parceria sobre direitos humanos, na criação de maiores oportunidades para as mulheres ou na proteção e fortalecimento da democracia, os Estados Unidos são um parceiro natural e comprometido com o Brasil", assegura Bagley.
A diplomata destacou, ainda, que os EUA e o Brasil são, acima de tudo, "amigos que pensam da mesma forma" em uma série de questões relevantes. "Estou ansiosa para começar a trabalhar imediatamente, e para garantir que aproveitemos cada oportunidade para alcançar todo o potencial de nossa parceria", pontuou a embaixadora.
Além de diplomata, Bagley, de 70 anos, é advogada, ativista política e filantropa. Foi embaixadora em Portugal e assessora dos secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton e Madeleine Albright. Ela também atuou como representante especial na Assembleia Geral das Nações Unidas e como representante especial para Parcerias Globais.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Análise: Disputa no Senado é vital para governabilidade de Lula
- Política Esplanada será fechada para posse no Congresso; veja mudanças
- Política Crescimento de Marinho torna-se uma sombra no favoritismo de Pacheco
- Política Deputados e senadores tomam posse na abertura da 57ª legislatura
- Política Reeleição de Lira na Câmara é conduzida por múltiplos interessados
- Política Brasil regrediu no combate à corrupção na gestão Bolsonaro, diz relatório
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.