Jornal Correio Braziliense

Congresso

Lira afaga PL e PSD e divide ex-sala do PTB para resolver disputa

Maior fatia do espaço ficará com PL de Valdemar Costa Neto, cabendo a menor, portanto, ao PSD de Gilberto Kassab. Local é um dos mais cobiçados por partidos

Desejada por PL e PSD, a antiga sala da liderança do PTB na Câmara dos Deputados foi dividida entre os dois partidos, solução dada pela Presidência da Casa para a disputa. O espaço é um dos mais bem localizados dentro do Anexo II, uma vez que está próximo ao plenário.

O PTB de Roberto Jefferson, preso após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Polícia Federal (PF), perdeu o direito de instalação em razão do dessecamento sofrido nas Eleições 2022.

A briga entre PL e PSD contou com a mediação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que chegou a visitar o local e fazer fotos e vídeos há duas semanas. A maior fatia da sala ficará com PL de Valdemar Costa Neto, cabendo a menor, portanto, ao PSD de Gilberto Kassab.

Os gabinetes de lideranças são lugares onde se concentram as demandas relacionadas às deliberações acerca dos encaminhamentos legislativos, como votações em matérias em apreciação nas comissões e plenário. As discussões administrativas também passam pelas lideranças partidárias.

Com a maior bancada de deputados federais, 99 ao todo, o PL tem como líder reconduzido Altineu Côrtes, do Rio de Janeiro. Também reconduzido, Antonio Brito, da Bahia, permanece líder do PSD, com 42 parlamentares, este ano.

Correio mostrou, há duas semanas, que a sala era alvo de disputa entre ambas as siglas e que Lira buscava uma solução para agradar as duas legendas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!