O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (30/1) em Brasília o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Na reunião além da pauta ambiental e de proteção da Amazônia, uma das prioridades de Lula é avançar na ratificação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
Sholz, que visitou Argentina e Chile no fim de semana, deve abordar também temas ligados à defesa da democracia, além dos temas relacionados ao comércio bilateral — hoje a Alemanha é quarto maior exportador para o Brasil.
O acordo entre o Mercosul e a União Europeia negociado há mais de 20 anos pelos blocos ficou travado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mas, durante a visita de Lula ao Uruguai, o presidente brasileiro sinalizou ao colega do Uruguai a vontade de retomar a ideia.
A agenda oficial do chefe do governo alemão em Brasília está prevista para começar as 15h30, no Palácio do Planalto. Depois, os dois chefes de governo devem receber delegações empresariais dos dois países, e falar com a imprensa.
Após os compromissos no Planalto, Lula e Scholz ainda participam de um jantar no Palácio do Itamaraty, já na noite desta segunda-feira.
Meio ambiente
A questão ambiental deve ser uma das questões estruturantes do encontro entre os dois líderes. Nesta manhã, parte da comitiva alemã visita o Ministério do Meio Ambiente, onde a ministra da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, deve ser recebida pela ministra Marina Silva.
Logo após a vitória eleitoral do petista, tanto Alemanha quanto Noruega confirmaram a retomada dos repasses para o Fundo Amazônia, que é um mecanismo para financiar projetos de preservação da floresta brasileira com doações de governos estrangeiros.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!