Jornal Correio Braziliense

APOIO

Por telefonema, Macron reafirma apoio a Lula após atos golpistas no Brasil

Os presidentes concordaram sobre os riscos que pairam sobre a democracia em virtude das ações violentas de grupos de extrema direita e discutiram a importância do combate à desinformação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente francês, Emmanuel Macron, no início da tarde desta quinta-feira (26/1). Segundo a assessoria palaciana, a ligação durou mais de uma hora e foram abordados temas como riscos à democracia por grupos da extrema direita, além da parceria estratégica bilateral, mudança climática e aspectos da governança global.

“Ambos concordaram sobre os riscos que pairam sobre a democracia em virtude das ações violentas de grupos de extrema direita e discutiram a importância de combater a desinformação”, informou a Secom.

Lula também convidou o líder francês para visitar o Brasil e conhecer o estaleiro em Itaguaí (RJ), em que são construídos os submarinos convencionais e o submarino a propulsão nuclear fruto da cooperação bilateral. Sobre o meio ambiente, falaram sobre os esforços para combater a mudança do clima e Lula citou a Cúpula dos Países Amazônicos que pretende organizar.

“O presidente Lula expôs ao presidente francês os objetivos da Cúpula dos Países Amazônicos que organizará nos próximos meses. Comentou, a propósito, a importância de contar com a presença da França, único país europeu a compartilhar desse bioma, por meio da Guiana Francesa. O presidente Macron reiterou convite para que o Brasil participe do "One Forest Summit", que França e Gabão sediarão em Libreville no início de março próximo”.

No âmbito da governança global, ambos concordaram sobre a importância da readequação da arquitetura financeira internacional como instrumento de financiamento da transição climática e de combate à fome e à desigualdade. Foi lembrado que Índia e Brasil — que ocupam a presidência do G-20 neste ano e no próximo — terão papel central nesse debate.

Outro tema tratado por Lula foi a necessidade de concluir as negociações do acordo Mercosul-União Europeia, tema discutido com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em reunião realizada em Buenos Aires à margem da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

A guerra da Rússia na Ucrânia também foi pauta do debate. Os presidentes falaram sobre a urgência em se buscar a paz entre os países envolvidos. Lula ressaltou ainda a necessidade de maior engajamento dos líderes globais com esse objetivo, no âmbito da ONU e de um "G20 político".

Excelente conversa

Por meio das redes sociais, Lula caracterizou o telefonema como uma “excelente conversa”.

“Uma excelente conversa por telefone com o amigo @EmmanuelMacron. Fiz um convite para vir ao Brasil, para aprofundarmos nosso trabalho conjunto contra as mudanças climáticas, no combate à fome e pela defesa do meio ambiente”.

Já Macron, reiterou o apoio da França ao Brasil após os ataques terroristas ocorridos em Brasília no dia último dia 8.

“Durante nosso telefonema, reiterei ao Presidente @LulaOficial o apoio da França após os ataques à democracia brasileira. Reafirmamos nossa determinação de agir em prol do clima, da biodiversidade, de nossas florestas e contra a fome. Vamos vencer estes desafios”.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Tags