Jornal Correio Braziliense

VAGA NO SUPREMO

Indicação de Lewandowski ao STF já foi apresentada a Lula pelo ministro

Baiano Manoel Carlos de Almeida Neto possui mesmo perfil de Ricardo Lewandowski e não seria uma "surpresa negativa", avaliam nomes da Corte ouvidos pelo Correio

Um dos acenos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Bahia, estado onde teve 72% dos votos válidos, deve sair de uma eventual concordância do presidente ao nome de Manoel Carlos de Almeida Neto à próxima vaga do Supremo Tribunal Federal (STF).

O nome do jurista é a indicação de Ricardo Lewandowski, próximo de Lula e que completa 75 anos em 11 de maio, data-limite para o ministro deixar a Corte, em razão da aposentadoria compulsória, determinada pela Constituição Federal de 1988.

Caso desbanque Cristiano Zanin, advogado de Lula, e Bruno Dantas, ex-consultor legislativo e atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), também cotados, Almeida Neto será o segundo nordestino na composição em atuação da Corte, que já tem o piauiense Nunes Marques.

Perfil

O nome foi apresentado ao Palácio do Planalto a quem cabe a ratificação, com a anuência de Lula. O jurista possui o mesmo perfil de atuação de Ricardo Lewandowski e não seria uma “surpresa negativa”, avaliam nomes do STF ouvidos pelo Correio.

A avaliação é de que o baiano não tem “teto de vidro” e reputação ilibada, que não comprometeria a relação do presidente no cenário político de Brasília.

Nascido em Ilhéus, o jurista tem bom trânsito no Congresso Nacional, entre os ministros do Supremo e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de ser professor da Universidade de São Paulo (USP). O nordestino foi secretário-geral da Presidência quando Ricardo Lewandowski comandava o STF.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!