Jornal Correio Braziliense

AMÉRICA LATINA

Lula é recebido em Montevidéu com cartazes de apoio: 'Companheiro'

Os cartazes também diziam "o golpe não passará". O presidente brasileiro também foi ovacionado por uruguaios durante condecoração pública do petista por atos em defesa ao meio ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido em Montevidéu, nesta quarta-feira (25/1), com um agrado público feito por populares: os postes das ruas e paredes da capital do Uruguai estavam estampados com cartazes que dão boas-vindas ao petista e o chamam de “companheiro”. Além disso, os objetos estampam a frase “o golpismo não passará”.

“Tava dirigindo hoje por Montevidéu e a cidade tá inteira assim. Tão bom ter um presidente querido em todos os cantos da América Latina”, disse a atriz Ana Hikari, que está no país a trabalho e compartilhou as fotos dos cartazes.

O movimento sindical uruguaio 1001 compartilhou, nas redes sociais, o momento em que pintaram um muro com uma mensagem de boas-vindas ao presidente. “América Latina unida”, escreveu o grupo.

Lula chegou em Montevidéu por volta de 12h desta quarta-feira (25/1) para reunião com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, para tratar da flexibilização do Mercosul e outros assuntos.

O chefe do Executivo brasileiro foi recebido, ao chegar na residência presidencial uruguaia, por gritos de apoio de manifestantes que estavam no local, mas também de rejeição, feitos por um movimento de oposição liderado pelo ex-candidato à presidência do país Gustavo Salle — considerado conservador extremista e antivacina. O grupo conservador chamava Lula de "ladrão", enquanto apoiadores entoavam a cantiga "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula". 

Mais tarde, Lula participou de uma condecoração pública, na praça central da cidade, onde recebeu uma medalha pelos esforços em defesa do meio ambiente, no mandato atual e nos anteriores. O local foi tomado por uruguaios que demonstraram admiração do petista: de roupas vermelhas, enrolados em toalhas com o rosto do presidente e até bonés de referência ao chefe do Executivo foram vistos nos manifestantes.

Não é a primeira vez que o país demonstra apoio a Lula. Em 2018, as ruas de Montevidéu foram tomadas por centenas de manifestantes que pediam a liberdade do então ex- presidente, quando estava preso em Curitiba.


Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!