O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta terça-feira (24/1) o embaixador do Marrocos, Julio Glinternick Bitelli, como embaixador do Brasil na Argentina. O governo de Alberto Fernández já concedeu o agrément para a indicação, que ainda será submetida à apreciação do Senado.
- Lula participa da 7ª Cúpula da Celac e se encontra com presidente cubano
- Lula viaja ao Uruguai nesta quarta-feira e confirma encontro com Mujica
Bitelli chefiou também as embaixadas brasileiras na Tunísia e na Colômbia. Na Embaixada em Buenos Aires, onde serviu em duas ocasiões, foi conselheiro, responsável pelo setor político (2003-2006), e ministro-conselheiro (2010-2013).
Quem é Julio Bitelli
Paulista de Santo André (SP), formado em Direito pela Universidade de São Paulo, com Mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Ingressou na carreira diplomática em 1987, tendo sido aprovado no Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco com a tese "A Argentina, o Brasil e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas: baliza da parceria estratégica ou trincheira de uma rivalidade minguante?" (conceito "com louvor").
Iniciou a carreira nos temas de meio ambiente, membro da delegação brasileira na Rio 92 e coordenador executivo dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável na Rio+20. Adjunto da Assessoria Especial da Presidência da República (1996-1999), foi chefe de gabinete do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira (2015-2016).
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!