O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, neste sábado (21/1), o general Júlio César de Arruda do comando do Exército. O cargo será ocupado pelo atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.
Aos 62 anos, Ribeiro Paiva é o segundo nome para ocupar o comando da Força, segundo o critério da antiguidade, depois do general Arruda. Ele alcançou a patente de general de Exército, a mais alta da carreira, em 2019, e chefia o Comando Militar do Sudeste desde 2021.
O general Ribeiro Paiva participou das missões do Exército no Haiti e também do processo de pacificação nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2012. Ele atuou ainda no comando do Batalhão da Guarda Presidencial e foi ajudante de ordens do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O currículo do general também inclui o comando da companhia de fuzileiros no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, de Santa Maria, Rio Grande do Sul, no 26º Batalhão de Infanteria Paraquedista, no Rio de Janeiro, e no 33º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cascavel, Paraná. O novo comandante do Exército também já comandou a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex).
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!